sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

DESAFIOS DO MINISTÉRIO PASTORAL

São diversos os conceitos sobre o termo "pastor". Infelismente esta palavra tem sido por demais banalizada por dois motivos básicos: (1) péssimos exemplos de homens que se dizem pastores, mas que, na verdade, nunca foram vocacionados por Deus; (2) oposição de satanás contra a verdade do evangelho de Cristo.
Temos visto que todos aqueles que foram vocacionados para o ministério pastoral e o encaram com seriedade e temor a Deus vem enfrantando diversos desafios em seus ministérios.
Gostaríamos de pontuar um desses desafios - A SOBRECARGA.
Não temos como definir claramente quais os motivos dessa sobrecarga. Mas a verdade é que existem muitos pastores que vivem numa profunda crise na busca de conciliar em seu ministério pastoral os ofícios de pregador, aconselhador e administrador. E ainda não mencionados seus ofícios de esposo, pai e outros mais.
É bem verdade que existem aqueles que são centralizadores. Não delega responsabilidades para os outros, não se preocupa em preparar pessoas que lhe auxilie e que futuramente o substitua. Mas também, por outro lado, percebemos o quanto existe de obreiros descomprometidos, não são disponíveis para auxiliar, para dividir a carga.
Entendemos que para um pastor ou um líder de grupos desenvolver um mistério próspero precisa contar com a unção de Deus e com o auxílio de pessoas que o amem, que sejam comprometidas com Deus e que tenham disposição para servir.
Oremos a fim de que Deus continue levantando pastores e líderes segundo Seu coração e que estes estejam assessorados de homens e mulheres fieis.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário, pois é sempre bom lembrar de nossos pastores e orarmos por eles.
A propósito dia 20/02, nosso Pr. Roberto completará 4 anos à frente da COMADALPE. Que Deus continue ajudando Seu servo!
Lembrança a todos e sigam orando por nós aqui em F. Noronha, fiquei feliz ao ver fotos da confrat. em Mirueira: Pr. Gilmar, Dc. Carlos e Pb. Neilton(amigo da minha meninice). Sl 133
Vosso irmão em Cristo, Israel.

Anônimo disse...

Amado Israel,

É com muito prazer que recebemos seu comentário sobre este tema, cujo o qual está diretamente ligado a vossas responsabilidades ministerias.

Que Deus continue te abençoando ricamente!

UMADAL JPB