sexta-feira, 12 de outubro de 2007

CONFRATERNIZAÇÃO DA MOCIDADE

A Convenção de Ministros da Assembléia de Deus em Abreu e Lima – PE (COMADALPE) realiza anualmente um Congresso de Mocidade no período do carnaval, especialmente na segunda e terça-feira das 08:00 às 16:00h.
Neste evento, são escolhidas várias igrejas como “sedes” de determinados setores, onde os jovens daqueles setores convergem para juntos participarem por dois dias (segunda e terça-feira) no período da manhã e da tarde de momentos de oração, louvor e estudo bíblico.
Nos últimos anos tem-se discutido até que ponto esta metodologia tem sido de fato eficaz. É nos relatado que há décadas atrás este evento causava mais impacto do que hoje, quando o mesmo era realizado em uma única igreja: o templo-sede em Abreu e Lima, onde os preletores eram convidados de outros estados para ali ministrarem a Palavra de Deus.
Aqueles que alegam que este método ainda é adequado a nossa realidade, usam diversos argumentos, dentre os quais destacamos os seguintes:

uma forma de evitar que os jovens estejam ociosos neste período carnavalesco;
*A igreja não deve promover retiros para os jovens, visto que estarão deixando a cidade onde reside “a mercê” do diabo, e por tanto, alguns templos estrategicamente devem estar abertos;
*Nem todos os jovens teriam condições financeiras ou permissão dos pais para irem a um retiro espiritual por 4 ou 5 dias.;
*Há locais que não tem uma assistência tão significativa, mas há outros que os jovens participam em massa e tem bons resultados.

Existem outros que acreditam que já está na hora de mudar a estratégia de lidar com o público jovem da A D em Abreu e Lima neste período de carnaval. Abaixo relacionamos também alguns argumentos:

*Não há uma divulgação e preparação prévia (pelo menos um mês) para se mobilizar a juventude para este evento;
*Em várias congregações grande parte dos jovens elaboram suas próprias programações e não comparecem ao evento, causando uma grande ausência de forma que a maior participação é de adolescentes;
*Este período, seria ideal para tirarmos os jovens e adultos de um ambiente de profundo stress e desconforto emocional para isolar-se em um local adequado, a fim de poder experimentar momentos de maior reflexão e entrosamento;
*Não há preletores suficientes para dar conta das escalas que lhe são confiadas.


Sejam quais forem os argumentos, o que fica claro é que precisamos desenvolver urgentemente uma melhor forma de poder assistir os jovens e adolescente da igreja a fim de alcança-los com a poderosa mensagem de transformação.
Que Deus nos ajude e ilumine o entendimento dos nossos líderes a fim de podermos chegar a uma conclusão solucionável.

Ao lado direito deste texto, temos uma enquete onde você pode expressar sua opinião. E logo abaixo, você pode fazer seu comentário.

9 comentários:

Anônimo disse...

A Paz de Cristo, amados!
Parabenizo a Mocidade em JPB pelo interessante blog e agradeço pela mensagem transmitida a mim e a Fernanda(minha esposa)em 12/10/2007.
Saudações a todos e permaneçam orando pela obra do Senhor em F. de Noronha.
Israel, 14/12/2007.
israelnanda@hotmail.com

Blog da E.B.D. disse...

Paz do Senhor!

Queremos dar o parabéns e aos irmãos que fazem a UMADAL em JPB, pela iniciativa do blog e agradecer pelo comentário deixado no blog da EBD e o link criado para nós.

Gostariamos de resalvar apenas, que o blog da EBD, é um blog independente, não tendo assim ligação direta com a AD em Abreu e Lima.

Um abraço!

Anônimo disse...

Paz do Senhor a todos...

Cade os Jovens, que não opinaram com respeito ao assunto? Sabemos que muitos estão fartos do formato da CONFRATERNIZAÇÃO, porém como irão alcançar alguma mudança ou resposta sem se pronunciarem. Digo não só a mocidade de JPB, mas também a mocidade de todo o campo e CONVENÇÃO!

Anônimo disse...

Paz do Senhor queridos!
Desejo parabenizar a iniciativa da UMADAL por ter este espaço e dedicá-lo a fatos importantes para a juventude da casa do Senhor.
Quero dizer que em uma oportunidade que tive com o professor Abraão Couto e Pedro Pereira no STPN, pudemos observar que talvez seja um momento para pararmos e refletirmos sobre quais os objetivos que devemos alcançar neste período que tanto apreciamos já que se trata não só de um encontro anual, mas de um marco na vida de jovens que como eu fui verdadeiramente alcançado por esta bênção desde o templo central e vi Deus fazer promessas a muitos e se cumprirem.Queridos! Percebo que poderíamos estar programando com mais antecedência, independente das escalas do templo central que é dirigida pelo espírito santo através do nosso Pr. Presidente.Fazermos as programações que melhor se adequariam a este modelo e com certeza dentro de um tempo hábil realizaríamos um bom trabalho com um bom desempenho. Tive a honra de sediar A Confraternização deste ano que reuniu todo o setor das praias. Tivemos cerca de 500 jovens por dia dentro do templo que graças a Deus comportou bem e servimos refeições como,café da manhã, almoço e janta, servidos e preparados por uma equipe de senhoras do círculo de oração lideradas pela minha esposa, a (irmã Fernanda) que diga-se de passagem amou a iniciativa e já se programou com as irmãs para o próximo ano.Tivemos o apoio de todos os Pastores das quatro áreas. Pr. Gilvan-Pau Amarelo, Pr. Rubinaldo-Conceição,Pr.Santana-Conj. Beira Mar e a minha pessoa com o Janga.Realizamos em Rosa do Janga II. Foi verdadeiramente uma bênção.Tivemos uma grande participação no louvor com a Banda Atos (local).Enviarei fotos. Mas de tudo isso que falamos, tudo foi para a honra e glória do nome de Jesus. Agora, amados.Tem que haver uma boa Coordenação, liderança iniciativa e disposição. Façamos o melhor para os nossos jovens!Eles merecem! Não aguardemos só pelo templo central e sim sentemos e trabalhemos, que com certeza teremos, ou voltaremos as origens dos grandes congressos e das grandes Confraternizações. Vejamos onde seria melhor o local; em qual congregação; sentem com os pastores das congregações que são dos núcleos, enfim.Façamos o melhor!
Desejo também parabenizar a mocidade de Cruz de Rebouças II, pois estive escalado lá à tarde da segunda feira do carnaval e percebi também bastante entusiasmo e organização no evento como também Maranguape II com o meu amigo Ev. Rogério liderando aquela área, dentre outros que sem dúvida se esforçaram para dar o melhor para a juventude em outras áreas.
Quando nos referimos a lazer, pode-se sem dúvida alguma ser programado em épocas diferentes deste período como vocês fizeram no dia 02. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa.
Ev. Diógenes Barbosa de Souza
O comentário anterior é nosso!

Anônimo disse...

Graça e Paz,
Agradecemos ao Ev. Diógenes pela sua colaboração em expor suas experiencias na ótica de um obreiro que participou diretamente deste evento. Certamente suas palavras são dignas de reflexão.

Deus te abençoe ricamente!

Ass. dep jornalismo UMADAL JPB

Anônimo disse...

EV. DIÓGENES BARBOSA
PAZ DO SENHOR QUERIDOS!
DESEJO CONVIDÁ-LOS PARA PARTICIPAREM CONOSCO AQUI EM ROSA DO JANGA II NOS PRÓXIMOS DIAS 28 A 30 DE NOVEMBRO/2007, ONDE ESTAREMOS JUNTANDO TODA A JUVENTUDE DE TODA A EXTENÇÃO DAS PRAIAS PARA ESTARMOS ADORANDO A DEUS EM UM CONGRESSO.
SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA NÓS TERMOS A PRESENÇA DE VOCÊS PARA UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS.
SEM DÚVIDAS A NOSSA JUVENTUDE SAIRÁ COM BASTANTE APROVEITAMENTO EM QUESTÃO DE INTERAÇÃO.

Anônimo disse...

EV. DIÓGENES BARBOSA.
FICAREMOS HONRADOS EM RECEBERMOS A JUVENTUDE PARA PARTICIPAREM CONOSCO DA NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO DA MOCIDADE DESTE ANO DE 2008 QUE SERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS 4 E 5 DE FEV.COM CERTEZA VAI SER UMA BÊNÇÃO, POIS DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDE E TODA A JUVENTUDE ESTÁ ENVOLVIDA NESTA GRANDE FESTA. TEREMOS CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTA E AINDA MUITO LOUVOR E ADORAÇÃO COM A BANDA ATOS QUE É DA NOSSA IGREJA. VENHA CONFERIR. DEUS FALARÁ COM VC ATRAVÉS DAS MENSAGENS.

Unknown disse...

Caro amigo Diogenes,

fico feliz em saber que tornou-se uma referência entre seus irmãos de fé. Parabéns!!

Luciano Barbosa - RJ (Arthur L. II)

PS. Entre em contato comigo!!

lucksilvaluck@yahoo.com.br