sexta-feira, 24 de junho de 2011

POR QUÊ FREQUENTAR A NOSSA CONGREGAÇÃO?

Cada vez mais percebemos o quanto temos a nossa disposição a oportunidade de assistirmos um culto evangélico sem sair de casa.

A TV aberta e a internet nos disponibiliza uma variedade de cultos das mais diversas denominações que, às vezes, é reproduzido em tempo real.
Tudo isso é muito bom quando nos encontramos impossibilitados de sairmos de casa. Contudo, devemos ficar alerta para que isso não nos deixe acomodados e individualistas.
Infelizmente existem muitos que perderam o hábito de freqüentarem os culto em suas congregações. Isso não é bom!
Na bíblia a igreja (o povo de Deus) é comparado a um corpo, onde cada crente é um parte importante desse corpo e Cristo é o cabeça:
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também... Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós... Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele". (I Coríntios 12: 12,20,21,25 e 26)

Notamos nesse texto bíblico a idéia de relacionamento. O crente em Cristo Jesus não tem apenas a necessidade de cantar louvores a Deus e ouvir um bela mensagem. Ele também necessita de se relacionar com outros que comungam da sua fé.

Em freqüentar os cultos na congregação o crente tem a oportunidade de conviver com seus irmãos em Cristo e de descobrir e colocar em prática seus talentos e habilidades espirituais.

Embora vivamos em um período de muitas responsabilidades sociais (trabalho, estudo, estágio, cursos preparatórios e outros mais) precisamos administrar o nosso tempo de modo que nos possibilite adorar a Deus individualmente e coletivamente.

O culto individual, que também chamamos de devocional é quando diariamente reservamos alguns minutos para estarmos a sós com Deus em oração e meditação da sua Palavra.
Já o culto coletivo é também chamado de culto congregacional, que é quando nos reunimos com a congregação para prestarmos um culto a Deus.

Que Deus nos ajude a mantermos acesso o fervor de adorá-lo tanto individualmente como coletivamente de modo a nos mantermos firmes em nossos valores espirituais.

Nessa guerra espiritual necessitamos da proteção do Senhor a da cooperação dos outros, pois em Proverbios 18:1 diz "O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria". Se agirmos sabiamente, não nos isolaremos uns dos outros.


Nenhum comentário: