terça-feira, 15 de setembro de 2009

Educação Inclusiva

No último dia 07 de setembro a superintendência da Escola Dominical da COMADALPE promoveu um evento de capacitação de professores da E.B.D. por nome de CABEDAL. Neste foi tratado o tema: Inclusão. Abaixo citamos o conteúdo das palestras:

Educação Inclusiva

Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade.

Princípio da Inclusão
Compreender o aluno nas suas potencialidades e não nas suas fragilidades / dificuldades.
“O que o aluno faz hoje, com auxílio, amanhã, poderá fazer sozinho” (Vygotsky)

Qual o objetivo?
Eliminar qualquer tipo de discriminação ou exclusão, garantindo o direito de igualdade e oportunidade para todos.

Quem são os excluídos da E.B.D.
■ Pessoas com necessidades educativas especiais;
■ Dificuldades de aprendizagens;
■ Enfermos (lares/ hospitais);
■ Trabalhadores;
■ Privações materiais;
■ presos

Qual o papel da E.B.D. na ação inclusiva?
Perceber os excluídos como gente que foi salva por Jesus, que precisam de acesso a uma educação cristã de qualidade, que lhes proporcione o crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. (II Pe 3.18)

Quais as características de um ensino inclusivo?
* Integrar saberes;
* Promover autonomia do aluno na aquisição do conhecimento;
* Valorizar a realidade e os saberes prévios dos alunos;
* Aprendizagem X Possibilidades e não dificuldades;
* Incentivar os debates, a pesquisa e o diálogo;
* Elaborar atividades educativas de cooperação e não competição;
* Respeitar o ritmo do aluno;
* Considerar as diferenças de estudo de aprendizagem;
* Não ter preconceito.

Como promover uma tomada de consciência, que transforme a vontade de mudar em ação correta?

* Promover e participar da busca de alternativas e soluções para os excluídos;
* Buscar informações (senso) de quantos se encontram impossibilitados de freqüentar a E.B.D. e as razões da impossibilidade;
* Promover reuniões e discussões na busca de alternativas para cada caso.

Ações para uma educação inclusiva
• Condições de estruturas físicas da E.B.D. (assento, rampas, corrimãos adaptados etc.);
• Análise crítica e grupal da condição atual;
• Ação estratégica mobilizadora para uma tomada de consciência envolvendo a todos;
• Apresentação de propostas para a mudança do quadro atual;
• Planejamento das ações que cooperarão para a transição;
• Visão clara do que se deseja alcançar;
• Envolver família, gestores, professores qualificados;
• Promover formação continuada, cursos, simpósios, conferências, seminários, leituras e outras atividades.

Uma vez como incluídos, como tratá-los?
Como iguais! (Rm 2.11; Tg 2.9)

O processo de transição para a educação inclusiva na E.B.D. não é pontual é um processo, quando se valoriza a Educação inclusiva, se trabalha na perpetuação e valorização da dignidade humana. Toda discriminação é uma afronta á dignidade. Os direitos de igualdade de oportunidades precisam ser mantidos e respeitados. Violá-los é quebrar o princípio bíblico e o mandamento de amar ao próximo e ao irmão (Lc 10.27; I João 2.10 ; 3.18).
Deficiências

As deficiências não são todas iguais, cada uma delas possui características e necessidades próprias, que podem ser resultantes de defeito orgânico e /ou trajetória social de cada indivíduo.

O que é deficiência?

Segundo o dicionário Aurélio significa “falta, carência, insuficiência”.
No universo da saúde deficiência significa restrição ou perda, resultante do impedimento físico ou mental, para desenvolver habilidades consideradas normais para o ser humano.
(CONCEITO, 2006).

Deficiência Permanente → Estabilizou e não permite recuperação.

Deficiência física → Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Deficiências sensoriais → Pessoas com surdes / surdos

Deficiência visual → Acuidade visual igual ou menor.

Deficiência mental →Funcionamento intelectual significativamente inferior á média e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais com: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, saúde, segurança, lazer e trabalho.

Paralisia cerebral → Prejuízo permanente do movimento e da postura resultante de uma desordem encefálica não progressiva.

Deficiência múltipla → Associação de duas ou mais deficiências na mesma pessoa.

Doença → Denominação genérica de qualquer desvio de um estado considerado “normal”

Doença mental→ Denominação genérica dada a distúrbios de comportamentos, causados por injúria neurológica, distúrbios cerebrais, psicológicos ou mentais.
Ex:. Esquizofrenia, depressão, anorexia/ bulimia, mal de Ahlzeimer, mal de Parkinson, Psicose, etc..


Não é doença

Superlotação / superdotados/ altas habilidades – Capacidade intelectual, cognitiva ou de outra qualidade, significativamente acima da média das pessoas comuns.

Síndrome de Down / Trissomia – conseqüência de um acidente genético, uma alteração no número de cromossomos (47, ao invés de 46).

Autismo / autista – Fenômeno patológico cerebral caracterizado pela limitação do desenvolvimento afetivo/ social (desligamento do mundo). Movimentos repetitivos de cabeça e membros.

Nenhum comentário: