sexta-feira, 27 de março de 2009

A EXCELÊNCIA DA PREGAÇÃO BÍBLICA

Ficamos felizes ao vermos um aumento de jovens que almejam exercer o ministério de pregação e de ensino da Palavra de Deus. A grande questão é: QUAL O PERFIL DE PREGADOR QUE ESSES JOVENS PRECISAM ESTABELECER!

Existem diversos modelos a serem copiados ou não:

Aqueles Animadores de Auditório, cuja preocupação é mexer com as emoções do auditório sem muita preocupação com o conteúdo ensinado. Estes a cada 3 minutos pedem para tocarmos no irmão do lado e dizer alguma coisa ou mesmo abraçá-lo dizendo ser um abraço de Deus.

Aqueles Contadores de Histórias, onde pelo menos metade do tempo de sua pregação é contando experiências pessoais.

Aqueles Supra Espirituais, que sempre que está pregando diz está vendo algo sobrenatural no ambiente. Ex: um anjo, um demônio, uma bola de fogo, etc. Quando na verdade não estão vendo.

Aqueles Terroristas, que todas as vezes que faz uso do microfone usam exclusivamente para espancar seus ouvintes. Estes parecem mais metralhadoras giratórias dando tiro para todos os lados. Usam o púlpito para desabafarem suas raivas, colocam todos no inferno ou pelo menos no leito.

Aqueles Inseguros, que por não terem convicção do que estão transmitindo ficam soltando piadinhas durante a pregação do tipo: tem gente aqui que ainda não deu uma glória! se você não crer, eu creio! se a mensagem não serve para você, serve para mim!

O Papai Noel, o distribuidor de bênçãos. Sua especialidade é entregar Chaves. Este tem a capacidade de mandar o auditório abrir as mãos para receberem as chaves e depois fecharem a mão para não perder a bênção.

Precisamos encarar a pregação com seriedade nos colocando na condição de servos do Senhor e não com um Pop Star das Escrituras usando a Bíblia como trampolim para a fama.
Aquele que se propõe a anunciar a Palavra de Deus deve ter senso de responsabilidade para com Deus, a Bíblia e os seus ouvintes.
O verdadeiro pregador deve buscar a edificação daqueles que o ouve e a glorificação do nome do Senhor Jesus Cristo. Deve ter o compromisso de falar a verdade contida nas Escrituras.
É importante que ele faça uso de um estilo próprio e até mesmo de técnicas a fim de prender a atenção do auditório, porém estes não podem substituir o estudo profundo das Escrituras e a unção do Espírito santo que vem por meio da oração.

Que Deus nos ajude a estabelecermos um padrão bíblico de pregação! Que por meio do seu Espírito Santo possamos compreender a verdade das Escrituras e anunciá-la com autoridade e humildade.

2 comentários:

Marcela Fernanda disse...

Amém! É isso mesmo o/

p.s.: parece mesmo com a pregação de domingo, rs

Maurilio disse...

Fico imensamente feliz por saber que existem jovens que almejam esse ministério. É extremamente lamentável o que vem acontecendo nos cultos em nossa denominação mediante aos pontos levantados. Acho um grande equívoco dos atuais pregadores de mandar falar o que é responsabilidade dele com mensageiro da palavra. Fico até constrangido muitas vezes quando o pregador mandar falar algo para o irmão do meu lado acho isso um ato lamentável, pois a própria palavra diz o que tem ouvido ouça o que o Espírito diz a Igreja. Uma coisa eu alerto aos amados jovens é importante saber que o machado é emprestado. Você pode conhecer profundamente a Bíblia teologicamente, no entanto se você não se esvaziar desse conhecimento e deixar Deus ser o primeiro...só serão palavras e nada mais.